Car@ cursista,
No módulo anterior, discutimos a realidade do Ensino Médio no Brasil. Neste módulo, vamos refletir sobre a relação entre os jovens e a escola. Para isso, daremos dois passos com você: primeiro, vamos explorar diferentes abordagens sobre o que entendemos por “juventude”; depois, vamos discutir alguns elementos da relação entre os jovens alunos e a instituição escolar.
A escola é uma instituição central na vida dos jovens. Ela é um espaço de convivência e aprendizado, onde os jovens passam grande parte do seu cotidiano e fazem amigos, compartilhando experiências, valores e projetos de vida. Apesar de todas as dificuldades vividas pela escola pública no Brasil, os jovens alimentam expectativas de que o Ensino Médio possa contribuir para suas vidas, favorecendo a continuidade dos estudos e uma boa inserção profissional. Muitas pesquisas constatam essa pluralidade de experiências e sentidos elaborados pelos jovens em relação ao Ensino Médio.
Como vimos no módulo 2, a ampliação do acesso de jovens das camadas populares ao Ensino Médio no Brasil mudou o perfil do público desse nível escolar. Por isso, os jovens alunos do Ensino Médio são muito diversificados. O jeito de vestir, de falar e de se comportar desse novo público pode nos causar um estranhamento inicial, afinal, a juventude contemporânea é muito diferente em relação ao que foi nossa experiência como jovens. Mas, à medida que nos aproximamos deles, percebemos que há muitas possibilidades de interação e compartilhamento, com relação à escola, aos professores e aos próprios jovens, que podem ser exploradas. Vamos dialogar um pouco sobre essas questões?
Bom trabalho!
Geraldo Leão e Helen Cristina do Carmo
Conheça os autores:
Geraldo Leãoé professor adjunto da Faculdade de Educação da UFMG e do Observatório da Juventude da UFMG. Helen Cristina do Carmo é pedagoga e Mestre em Educação pela UFMG. Professora da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte e membro da equipe do Observatório da Juventude UFMG. |
|||