Olá Car@ Cursista!
Este eixo temático vai tratar de um tema que preocupa toda a sociedade, que é a questão da relação dos jovens alunos com as regras escolares.
É cada vez mais comum vermos notícias associadas à ausência de regras e limites dos alunos e a situações de violência e agressão na escola. São ações que se dão dentro da escola ou ao seu redor, mas que a atingem e, muitas vezes, interferem em sua organização e até mesmo nas atividades cotidianas relacionadas ao andamento das aulas e da aprendizagem.
Mas também há outras formas de ação que alteram o cotidiano da escola – não menos preocupantes, mas provavelmente menos visíveis midiaticamente – quase como se já fizessem parte do mesmo -, que são as famosas indisciplinas cotidianas. Entram nessa categoria a agitação e a gritaria em sala de aula, a falta de respeito com colegas e professores, a falta de concentração no conteúdo das aulas, os burburinhos, as mentiras, as manipulações e os conflitos diários.
Essas ações, entre outras, alteram as expectativas que temos do que seja uma escola e de como devem ser realizadas as aulas. Mas uma pergunta é importante fazer: é possível analisar esses fenômenos e separar o joio do trigo para não tratar tudo como farinha do mesmo saco?
É isso que pretendemos fazer aqui. Inclusive porque não importa achar culpados, não se trata de um tribunal da inquisição, mas de refletir sobre o que são esses fenômenos para que a escola possa melhor tratar dessas questões em seu cotidiano.
Bem, esperamos que você goste do eixo temático. Seja bem-vindo!
Paulo Nogueira e Sara Villas
Conheça os autores: Paulo Nogueira é professor da Faculdade de Educação da UFMG e do Observatório da Juventude. Sara Villasé mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Graduada em História; Professora de História da rede particular. |
|||