Comunicação, novas tecnologias e o conhecimento

As tecnologias de comunicação favorecem a construção de redes sociais, possibilita encontros, aumenta nosso contato com o mundo e com outras pessoas. Deixa o longe, perto, o antigo, novo e os mais diversos conhecimentos ao alcance de todos.

Essa compreensão implica reconhecer que “precisamos estar próximos dos meninos e meninas nos diversos espaços em que circulam”. É preciso conhecer as experiências e as vivências dos sujeitos com os quais trabalhamospara que as nossos processos educativos contemplem as suas expectativas, os seus desejos e as suas necessidades. Para tanto, é preciso ampliar os nossos olhares para que de fato o diálogo aconteça.

De que forma então, nós, educadores, podemos utilizar as TCIs? Como devemos utilizá-las? O que podemos considerar é que devemos estar atento às novas tecnologias, utilizando tais ferramentas como instrumentos dialógicos de interação e de produção de conhecimento a favor das nossas práticas educativas. O uso destas tecnologias permite dar um grande salto na compreensão de educação. Da soma entre tecnologia e saberes, nasce oportunidades e práticas de aprendizagem.

Mas, é preciso compreender que o acesso às diversas tecnologias não pode se restringir apenas ao contato. É preciso ir muito mais além, isto é, ter acesso também ao conhecimento e à informação. Pois, ao contrário, corremos o riso de reproduzirmos as desigualdades sociais no que se refere ao desenvolvimento e ao uso das TICs.

Flashes de viagem

Para desenvolver a discussão do uso das novas tecnologias e a importância que elas assumem na sociedade contemporânea, sugerimos o trabalho com as seguintes histórias em quadrinho:

1) As sombras da vida com Piteco (documento em PDF)

2) Era Digital (apresentação de PowerPoint)

Ultrapassando fronteiras

Para ampliar as discussões sobre diversidade, educação e educação integral, sugerimos a leitura dos seguintes textos:

- Texto “As tecnologias da informação e comunicação na educação: as perspectivas de Freire e Bakhtin”. Raquel de Almeida Moraes, Ângela Correia Dias, Leda Maria Rangearo Fiorentini. Disponível aqui.

- Salto para o Futuro – “Tecnologias digitais na educação”. Ano XIX. Boletim 19. Novembro-Dezembro 2009. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Educação. Disponível aqui.

Explorando territórios

Com base no texto do guia de viagem, nas histórias em quadrinho e nos textos sugeridos como leitura, como podemos utilizar os recursos tecnológicos como instrumentos dialógicos de interação e de produção de conhecimento nas nossas práticas em educação integral?