As ideias de Anísio Teixeira
Anísio Teixeira, além de grande educador, também fez parte do Governo Federal e Secretarias de Governos Estaduais. Tal fato permitiu que colocasse em prática as concepções teóricas da Escola Nova – construção de escolas que seguissem as ideias principais de Dewey – além de ser responsável pela criação do Instituto Nacional de Pesquisa e Estudos Educacionais (INEP), que hoje leva seu nome. A partir dos anos 1950, Anísio Teixeira constroi escolas-modelo para a consolidação de uma proposta de educação baseada nos princípios conceituais do escolanovismo. Já nessa época, afirmava que as novas responsabilidades da escola eram educar, em vez de instruir, formar homens livres e ensinar a viver com mais inteligência e mais tolerância. Assim, além da aprendizagem das ideias e dos fatos, também se aprenderiam atitudes, ideais e senso crítico.
Como seria a organização de uma escola segundo esse modelo? Ao pensar na implementação de um Sistema Público de Ensino para o país, Anísio propunha uma educação em que a escola
"desse às crianças um programa completo de leitura, aritmética e escrita, ciências físicas e sociais, e mais artes industriais, desenho, música, dança e educação física, saúde e alimento à criança, visto não ser possível educá-la no grau de desnutrição e abandono em que vivia”. (TEIXEIRA, 1959)
Com essa concepção, inaugurou o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, implantado em Salvador, na Bahia, na década de 1950, quando ele ocupava a Secretaria de Educação do Estado (1947-1951).
Mas o que o Centro Educacional Carneiro Ribeiro tinha de inovador?