Navegação

A A A

Iniciando o mosaico

Este eixo temático do Módulo IV aborda a relação Juventude e Trabalho. Nosso objetivo é refletir sobre essa dimensão que também é central na vida de muitos jovens brasileiros. Além disso, o módulo irá abordar a relação da escola com o mundo do trabalho juvenil.

O trabalho é uma experiência marcante na vida dos jovens brasileiros, pois envolve suas perspectivas de vida, no presente e no futuro. Para muitos, as primeiras experiências já ocorrem no início da adolescência. Para outros, mesmo que ainda não estejam inseridos no mercado de trabalho, o desejo de trabalhar e a preocupação em relação ao futuro profissional já se manifestam de uma maneira muito forte. Para financiar o lazer e adquirir itens de consumo juvenis – roupas, tênis, CDs, eletrônicos etc. –, muitos jovens precisam trabalhar. Outra grande parte faz do trabalho sua condição para estudar ou até mesmo para ajudar nas despesas de casa.

A relação deles com o mundo do trabalho é também marcada pela desigualdade. Alguns vivem o trabalho como um tempo de formação. Outros têm suas trajetórias marcadas pelo desemprego, pela dificuldade de inserção profissional e pelo trabalho precário.

Neste eixo, vamos tentar compreender um pouco mais essa realidade. Você já parou para pensar: O que os seus alunos pensam do trabalho? Quantos deles trabalham? O que dizem de suas dificuldades e realizações nesse campo? Qual a relação da escola com essa questão?

É muito importante que os professores reflitam sobre tais questões, pois elas têm uma forte relação com as experiências escolares dos jovens alunos. Na perspectiva do Programa Ensino Médio Inovador, o trabalho é uma dimensão fundamental, junto com a ciência, a cultura e as tecnologias (Ministério da Educação - MEC, 2011). A escola precisa levar em conta essa dimensão ao construir seu projeto político-pedagógico.

Vamos conversando...

Abraços.

Geraldo Leão e Symaira Nonato

 
 

Conheça os autores:

Geraldo Leão é professor adjunto da Faculdade de Educação da UFMG e pesquisador do Observatório da Juventude da UFMG.

Symaira Nonato é Pedagoga e mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG e integrante da Rede de Desenvolvimento de Práticas do Ensino Superior (GIZ/UFMG) e pesquisadora do Observatório da Juventude da UFMG.