Navegação

A A A

Elementos significativos no trabalho educativo com jovens

Vamos passar agora a uma discussão de alguns elementos que consideramos significativos no trabalho educativo com jovens e que podem constituir-se como fios condutores no desenvolvimento de estratégias pedagógicas, de projetos de pesquisa ou projetos culturais na escola.

Vamos começar por uma dimensão muito significativa para a juventude, as culturas juvenis. Esse é um dos princípios do ProEMI, que defende a “aprendizagem significativa para jovens e adultos e o reconhecimento e priorização da interlocução com as culturas juvenis”. O mundo da cultura, por ser um espaço privilegiado, no qual os jovens buscam demarcar uma identidade juvenil, não pode ser desconsiderado nas práticas metodológicas com jovens. Quando falamos das culturas juvenis, estamos nos referindo, portanto, a todos os elementos que demarcam uma identidade própria desse grupo, por exemplo, a linguagem, as roupas e acessórios, os estilos musicais, os aparelhos tecnológicos, os espaços e modos de lazer e sociabilidade. O uso de tais elementos dentro da escola para desenvolver o currículo pode e deve ser considerado, uma vez que pode aproximar a escola dos jovens, criando situações de diálogo entre a cultura escolar e as culturas juvenis. Essas questões foram discutidas no eixo temático “Culturas juvenis e Tecnologia”, presente no módulo 4  deste curso.

Outro elemento importante são os projetos de futuro, razão pela qual o curso dedicou um eixo temático inteiro ao tema. Isso porque, sendo o Ensino Médio a etapa final da educação básica, boa parte dos jovens ainda está tentando se encontrar em relação ao futuro, seja profissionalmente, seja pessoalmente. Nesse momento de suas vidas, o diálogo estreito com as questões que os desafiam pode ser uma estratégia valiosa. Você deve conhecer, entre seus alunos e alunas, uma jovem que sonha ser jogadora de futebol ou modelo, um jovem que planeja prestar vestibular e construir uma carreira acadêmica, outro que deseja cuidar da propriedade da família, outro ainda que pretenda casar e ser feliz para sempre... Esses sonhos, desejos, projetos, que denominamos de projetos de vida ou projetos de futuro, podem ser abordados em diferentes disciplinas, sob diversos aspectos. Nesse aspecto, o trabalho com biografias tem se mostrado muito significativo e pode ser adotado por professores de diferentes áreas do conhecimento.

Os saberes significativos para os jovens, por meio dos quais eles dão sentido ao mundo, também têm se mostrado elementos favoráveis nos espaços educativos, contribuindo para tornar o currículo o mais próximo possível dos anseios e necessidades da juventude. Nesse sentido, valorizar os saberes que os jovens trazem para a escola é imprescindível, bem como dialogar com esses sujeitos considerando seus limites e possibilidades, desafiando-os a ampliar os saberes com os quais chegam à escola.

As questões relativas às subjetividades juvenis carregam um forte e importante significado para os jovens e, muitas vezes, não são valorizados pela escola. Discutimos em módulos anteriores os desafios relativos às sexualidades, às questões de gênero, ao trabalho e às questões raciais que afetam a todos nós, em diferentes tempos da vida, mas que ganham contornos mais acentuados, sobretudo a partir da puberdade. Você sabe como se sente uma aluna quando inicia seu ciclo menstrual? Com quem ela tira suas dúvidas? Como os jovens na sua escola estão vivenciando a sexualidade? E as questões religiosas, como aparecem no cotidiano escolar? Como os jovens estão construindo sua identidade racial?