Educação integral e escola no Brasil contemporâneo
A seleção desses exemplos não seguiu critérios de representatividade da experiência no cenário nacional. Apenas trouxemos alguns dados já disponíveis em uma pesquisa de âmbito nacional, cujos resultados ainda não foram integralmente divulgados. Porém, outros projetos de repercussão nacional merecem ser conhecidos:
A análise desses exemplos, bem como a dos resultados gerais da pesquisa, evidencia que:
a) Se “educação integral” é um conceito que remete, como temos visto ao longo do curso, à formação do sujeito em suas diferentes dimensões, a definição de quais são essas dimensões ou de quais são as dimensões prioritárias a serem enfatizadas na formação varia de acordo com cada contexto. Assim, em um determinado contexto se enfatiza a educação ambiental; em outro podem ser mais focalizadas as práticas esportivas e artísticas; e, em outro, a perspectiva comunitária... Portanto, o diagnóstico do contexto local, de suas demandas e suas potencialidades formativas, é fundamental para construir um projeto de educação integral coerente com a realidade em que se desenvolve e que possa efetivamente fazer sentido para os sujeitos envolvidos.
b) Nas diferentes práticas e propostas, verifica-se a centralidade da escola como instância formadora e articuladora do projeto de educação integral. Entretanto, trata-se de uma escola que pode se organizar: