Seguindo a Trilha de Santarém (PA)
Santarém é um município que se caracteriza pela diversidade de sua população, com uma forte presença de população ribeirinha, além de comunidades quilombolas e indígenas. Essa característica nos permite a aproximação de uma experiência na qual a diversidade sóciocultural ganha visibilidade e interpela a construção de políticas públicas no município.
Santarém é conhecida como a Pérola do Tapajós. Em frente à cidade acontece o encontro das águas barrentas do rio Amazonas com as águas verdes do rio Tapajós. Dista 1.369 km da capital do Estado e ocupa uma área de 22.887,08 km², com uma população de 276.665.O Município tem oito distritos com 477comunidades rurais distribuídas ao longo desses distritos, das quais 270 localizam-se nas regiões dos rios e várzeas, e 207 estão na zona do planalto. A área urbana possui 48 bairros. Em 2008, o IBGE/IIDESP/SEPOF estimaram a população de Santarém em 275.571 habitantes.
A responsabilidade pela coordenação da política educacional do município de Santarém é da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que tem como missão “implementar” e desenvolver uma educação de qualidade na rede pública municipal de Santarém, através de um processo democrático, participativo, visando a formação integral do educando para efetivo exercício da cidadania e construção de uma sociedade comprometida com a promoção humana” (site da prefeitura de Santarém: www.santarem.pa.gov.br, consultado em 01/04/2010). A educação integral constitui-se eixo central da política educacional do município. Em depoimento à pesquisa Educação integral/educação integrada e(m) tempo integral: concepções e práticas na educação brasileira a secretária municipal de educação reforçou:
Eu penso que educação tem que estar olhando por todos os ângulos, integral mesmo; poder olhar a criança em todas as dimensões. Isso que é o grande desafio, também; foi uma oportunidade para as crianças, mas também para os professores poderem repensar o seu olhar.
Para atender às escolas a SEMED se organiza através de Assessorias e Coordenações, divisões e Seções. São três Assessorias, sendo que duas delas atendem às especificidades regionais do município. São elas:
Além dessas duas Assessorias, há também a Assessoria de Esporte e Lazer, com a função de coordenar os programas e projetos na área de esporte e lazer no município, incluindo a Educação Física nas escolas da Rede.
É interessante perceber aqui que o organograma da Secretaria de Educação busca contemplar a diversidade de realidades rompendo com uma organização centrada apenas nos níveis de ensino, como comumente acontece nas secretarias de educação. O Rio e o Planalto podem ser compreendidos como territórios educativos que trazem especificidades próprias e que passam a ser consideradas ao se construir uma política pública de educação em Santarém, o que significa dizer que uma proposta para a educação infantil ou o Ensino Fundamental, por exemplo, tem que partir da realidade dos sujeitos que, no caso de Santarém, são bem distintas. Isso fica mais evidente se considerarmos que, dentro do organograma da secretaria, há também duas coordenadorias: a Coordenadoria de Educação Indígena, a coordenadoria de Educação Quilombola e diversidade étnico-racial.
Em relação à proposta pedagógica, a Secretaria Municipal de Educação implantou o Programa Escola da Gente, que foi concebido com o objetivo de desenvolver a formação integral dos estudantes, articulando a aprendizagem escolar com a formação social, ética, estética e corporal. Esse programa se desdobra em uma série de projetos tendo como referência a participação dos sujeitos e a valorização da cultura local e a preservação do meio ambiente. Alguns dos projetos estão mais voltados para o meio ambiente: Agenda 21 e Escola da Floresta; outros mantém ênfase na arte, na cultura e na literatura: Arte na escola da gente e Casinha de Leitura; e outros permanecem mais, ligados ao esporte e lazer: Estrelinhas entre linhas. Para a nossa reflexão selecionamos os projetos: arte na escola e o escola da floresta.