A trilha de Castelo do Piauí (PI)
O projeto Juventude e Cidadania: a articulação em rede
Como já dissemos, o estabelecimento de ações intersetoriais e parcerias caracteriza a ação da SEMEC de Castelo de Piaui para a ampliação do tempo escolar. O quadro abaixo demonstra a estratégia de gestão compartilhada desenvolvida no âmbito do Projeto:
Ações desenvolvidas pelos parceiros do projeto:
Além da articulação para a sustentabilidade do Projeto, as ações realizadas desencadeiam outras propostas no sentido da proteção da infância e adolescência. É o caso do Plano de Intervenção desenvolvido no contexto da SEMEC no âmbito do Projeto Juventude e Cidadania. Nesse Plano de Intervenção são monitoradas 105 famílias que enfrentam problemas sociais sérios, como violência e recorrência ao uso de drogas. Agregam-se as Secretaria de Saúde, Assistência Social, a Promotoria da Infância e Adolescência. Ocorrem reuniões com as famílias, aconselhamento e apoio na condução das crianças para o atendimento em saúde, psicólogo e outros.
O projeto Juventude e Cidadania destaca-se tanto pela pertinência das ações quanto pela adequação e repercussão das atividades propostas na transformação da educação no município. A análise do projeto realizada pela Pesquisa revela: