Curso Educação Integral e Integrada

A formação de Redes Sociais

Movimentos e atores sociais: a educação além das fronteiras da escola

São nas ações coletivas que se tecem e se entremeiam os projetos pessoais e a luta por maior participação social. Os atores sociais, nesse processo, elaboram identidades coletivas nas quais ocorrem pertencimentos identitários que sedimentam o grupo e lhes conferem coesão social.

A relação entre movimentos sociais e educação foi explorada desde o módulo II. Podemos constatar que essa relação não se refere exclusivamente à reivindicação de movimentos sociais pela ampliação do direito a educação. Devemos considerar, também, o caráter educativo dos movimentos sociais, suas virtualidades formadoras. Segundo Miguel Arroyo (2003), há um papel pedagógico desempenhado pelos movimentos sociais na reeducação da velha cultura política: reeducam o pensamento educacional, a teoria pedagógica; reeducam a sociedade no aprendizado dos direitos sociais, especificamente do direito à educação.

Miguel Arroyo destaca, ainda, o caráter educativo dos movimentos sociais, quando expandem o significado da formação humana, concebendo-a inseparável da produção mais básica da existência, do trabalho, das lutas por condições materiais de moradia, saúde, terra, transporte, por tempos e espaços de cuidado, de alimentação e de segurança. Os movimentos sociais articulam coletivos nas lutas pelas condições de produção da existência popular mais básica. Aí se descobrem e se aprendem como sujeitos de direitos.

Outra sinalização importante trazida pelo autor refere-se à articulação entre educação e cultura, ou, segundo suas palavras, ‘repor a cultura como terreno da pedagogia’. Miguel Arroyo ainda nos provoca com uma pergunta: ‘Se a cultura é um eixo da ação coletiva, como assumi-la como um eixo da ação educativa?’

Em sua reflexão, esse pesquisador situa a necessidade de encarar pedagogicamente a cultura e os sujeitos culturais. Isso significa sempre considerar aquilo que Milton Santos chamou de herança social instalada no território, as formas de viver e de produzir de determinado local.

Enfim, perguntar-nos pelas virtualidades formadoras dos movimentos sociais é interrogar sobre os aspectos que eles trazem para a teoria pedagógica e para o fazer educativo, tanto nas propostas de educação escolar quanto não escolar.

Página 3 de 8 1 2 3 4 5 ... »