Guia de viagem
Educação Integral no Brasil atual
Os vários movimentos ocorridos ao longo da história da educação brasileira a partir da primeira metade do século XX, aqui apresentados, apontaram para várias concepções e mostraram algumas experiências realizadas, tudo isso anunciando o surgimento do conceito de Educação Integral. Todas essas experiências e concepções permitem afirmar que a Educação Integral caracteriza-se pela ideia de uma formação “mais completa possível” para o ser humano, embora não haja consenso sobre o que se convenciona chamar de “formação completa” e, muito menos, sobre quais pressupostos e metodologias a constituiriam. Apesar dessa ausência de consenso, é possível afirmar que as concepções de Educação Integral, circulantes até o momento, fundamentam-se em princípios político-ideológicos diversos, porém, com algumas proposições de atividades educativas semelhantes que visam à formação plena do sujeito em uma escola de tempo integral.
Hoje, quando se fala em educação integral, percebem-se diferentes concepções e práticas, alicerçadas em visões sociais de mundo, por vezes complementares, por vezes contraditórias. Além disso, é preciso levar em conta que as leis foram se modificando com o objetivo de incorporar os princípios de uma educação integral. Dessa forma, os marcos legais vêm se fortalecendo, principalmente após o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) em 2007, como veremos na próxima unidade.
Compartilhando impressões de viagem Olá cursistas! Na primeira unidade deste módulo, contextualizamos a emergência da Educação Integral no Brasil e, entre outras, chegamos à conclusão de que: “todas essas experiências pedagógicas que se configuraram como propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação reconheceram o processo de ensino e de aprendizagem como um processo cultural, reorganizando os tempos e espaços escolares em função de seus alunos”. Depois das primeiras reflexões, propomos uma “parada” estratégica para compartilharmos suas impressões. Dividimos o Fórum Contextualização Histórica em dois tópicos, vocês deverão escolher apenas um e partir da experiência de Educação de Tempo Integral de Governador Valadares (ETI) refletir e registrar sobre o contexto de emergência do Programa no município. Tópico 1: Quais as características mais gerais da ETI? De que maneira as especificidades dos/as estudantes dos Ciclos da Pré-Adolescência e Adolescência (CPA e CA) foram contemplados nas diretrizes da proposta? Consulte os cadernos da Rede Municipal e troque ideias sobre isso com os colegas por meio deste fórum! Tópico 2: Escolha uma das experiências citadas nos “Ultrapassando Fronteiras” e a partir desse estudo, registre suas ideias, análises e reflexões, fazendo a articulação entre a leitura e sua experiência escolar. |
|||