Infâncias Juventudes e a Educação Integral
Podemos indicar que crianças e jovens nos desafiam a pensar uma educação integral que contemple a formação humana, o exercício da cidadania e o direito de aprender. Assim, pensar na educabilidade desses sujeitos pressupõe pensar em:
Identidade e autonomia
Crianças e jovens são sujeitos em condição peculiar de desenvolvimento. Uma formação para a cidadania reconhece cada ciclo de vida, suas peculiaridades e suas necessidades de proteção, socialização, aprendizagem e ainda valoriza a identidade cultural e étnica e de gênero de cada sujeito.
A educação para a autonomia implica a formação de sujeitos, a auto-reflexão e a determinação para compreender, analisar e avaliar o vivido, vinculando a experiência educativa à realidade dos sujeitos e aos seus desafios, escolhendo e agindo conscientemente diante de diferentes cursos de ação possíveis.
Protagonismo e participação
A formação integral e o exercício da cidadania também se dão na medida em que as crianças participam dos processos de pesquisa e de aprendizagem, vivenciam a convivência com o coletivo, tomam decisões, são responsáveis por tarefas, se dirigem para a organização dos espaços e dos tempos, ou seja, são percebidos e tratados como sujeitos protagonistas.
Nesse processo, elas constroem capacidades, habilidades e competências a partir de suas reais necessidades e de seu posicionamento crítico e reflexivo.
Convivência familiar e comunitária
Tanto a Constituição Federal quanto o ECA definem o direito à convivência familiar e comunitária como um direito fundamental. Ampliar o tempo de educação formal de crianças e jovens é também considerar que os processos educativos podem ocorrer na relação com a comunidade, por meio de seus sujeitos e espaços de convivência e trocas culturais.
Diário de bordo Com base no texto do guia de viagem e dos vídeos: “A invenção da Infância” e “Juventude nota 10”, e demais leituras realizadas, escreva um texto que reflita como a sua história de vida e seus percursos de aprendizagem dentro e fora da escola influenciaram sua identidade de educador/a. Um possível título para esse texto seria: “Da criança e do/a jovem que fui ao educador/a que sou”. Este texto deverá conter uma lauda e ser postado no Moodle neste llink. |
|||
Compartilhando impressões de viagem Car@s cursistas, no nosso fórum teremos duas discussões simultâneas e sua participação será obrigatória em pelo menos em uma delas. Assim leia os dois tópicos abaixo, relacionados ao conteúdo da unidade I do módulo III, e escolha em qual debate irá participar, postando seu comentário. Tópico 1: Educação, práticas sociais, cultura e escola Na unidade I conhecemos diferentes experiências no “Flashes de Viagem”; “Seguindo as trilhas” e “Ultrapassando Fronteiras” que nos ajudam a compreender a amplitude do conceito de educação e como ela se dá nas relações sociais e no diálogo com o universo cultural. Tomando como referência essa discussão, nesse tópico, reflita como esses processos educativos e os saberes construídos nas diversas experiências, relações e atividades socioculturais podem dialogar com os processos educativos desenvolvidos nas escolas no contexto da Educação Integral de GV, tendo em vista os ciclos da pré-adolescência e da adolescência. Tópico 2: Educação, sujeitos e educação integral Vimos na unidade I que a compreensão de uma educabilidade integral nos dias de hoje nos provoca a pensar os jovens como sujeitos e ampliar os saberes que temos sobre a escola e o papel dos educadores nesse processo. Nessa perspectiva, o modo como vemos e pensamos esses sujeitos interfere no modo como nos relacionamos com eles. Tomando como referência essa apreensão e considerando o trabalho com os ciclos da pré-adolescência e adolescência, comente, nesse tópico, quem são os sujeitos para os quais estamos pensando essa educação integral no contexto de GV? Quais as suas demandas, suas necessidades e suas expectativas? Elas estão contempladas nas propostas de educação integral de GV? |
|||
Construindo mapas Ao fim do módulo III, estará disponível na cartografia uma atividade relativa ao tema da infância e da juventude no seu contexto de trabalho. Visite o módulo VI e discuta essa atividade com o seu grupo. |
|||