Sobre o Bagagem

Este webdocumentário é resultado de um trabalho realizado pela turma 2011/2012 da Pós-graduação de Produção em Mídias Digitais, do Instituto de Educação Continuada (IEC - PUC Minas) para a disciplina Roteiro de Hipermídia, ministrada pelo professor Richardson Pontone.

O objetivo é retratar o perfil de uma pequena amostra de moradores do Conjunto Arcangelo Maletta, contando a relação que eles têm com o edifício e os vínculos entre sua história de vida e a história do prédio.

Personagens:

  • Esmeralina (aposentada)
  • Joatan (advogado)
  • Dona Jandira (musicista)
  • Afrânio Maciel (barbeiro)

O webdocumentário pode ser assistido na íntegra ou por blocos temáticos (divididos em 12 vídeos). Neste site também é possível ter acesso a fotos, links e curiosidades sobre o edifício Maletta.

O nome escolhido para este trabalho é uma referência ao nome do edifício (Maletta) e o que ele carrega de mais precioso: as pessoas. Sua bagagem, portanto. Ao mesmo tempo, é uma referência às ricas histórias dos personagens, que dividem conosco sua bagagem de vida.

 

Processo de produção

Durante a aulas da disciplina Roteiro de Hipermídia, o tema, a divisão de equipes e as tarefas de cada uma foram definidos. Em seguida, teve início o trabalho da equipe de pesquisa/produção, que buscou informações históricas e agendou com os personagens às entrevistas. Essas pessoas foram escolhidas a fim de atingirmos o objetivo de ter visões diferentes de como é ser morador do Maletta.

Equipe de pesquisa/produção

A busca pelos personagens do webdoc começou pelo síndico do Maletta que foi quem nos indicou alguns moradores e mostrou possíveis caminhos. Encontramos pessoas disponíveis para falar e outras, nem tanto. Fomos para a portaria do edifício e abordamos diversos moradores e foi assim que conhecemos Joatan, o mais jovem dos personagens.

Equipe de roteiro

Foi responsável pela criação de roteiros para as entrevistas. Depois de pronto, os trabalhos foram encaminhados para a equipe de gravação. Com as gravações finalizadas, a equipe fez um mapeamento, separou depoimentos dos personagens de acordo com temas e entregou um novo roteiro para a edição dos 10 vídeos temáticos.

Equipe de gravação

Assim que ficaram definidos os personagens, agendamos as entrevistas em 2 sábados consecutivos. Utilizamos câmeras fotográfica com recurso de gravação de vídeos de alta qualidade e smartfones.

Equipe de direção

A equipe de direção ficou a cargo de definir os ângulos das gravações e fazer a direção dos entrevistados, auxiliada pela continuista. Foram utilizados basicamente 2 câmeras, sendo que a principal ficaria focada no personagem, sempre o enquadrando em close ou plano médio. A segunda câmera ficaria centrada nas cenas de corte, focando closes especiais e, além do mais, ficaria como uma reserva de áudio. Ocasionalmete utilizamos smartphones para captar imagens extras.

Depois das gravações, um trabalho minucioso de decupagem dos vídeos foi realizado na edição. Cada entrevistado teve suas falas editadas em blocos, na ordem cronológicas das perguntas e enviadas à equipe de roteiro para a seleção dos assuntos comuns e a criação do roteiro final de exibição dos vídeos.

Com o roteiro em mãos, os filmes foram novamente para a ilha de edição e montados de acordo com a definição do grupo de roteiro, totalizando 10 blocos que tratam, cada um, do mesmo assunto abordado por cada personagem.

Os vídeos passaram por uma equalização de áudio e tratamento de imagem e foram acrescentados todos os letterings necessários. Um vídeo extra foi produzido para os créditos da equipe.

O 12º vídeo, seria o filme completo com 33 minutos de duração que será autorado em DVD. Ao mesmo tempo, foi produzido um teaser de 15 segundos para ser publicado na fanpage do Facebook.

Equipe de web

Foi responsável pela criação da fanpage do Facebook, o logo do webdoc e desenvolveu este website - arquitetura, layout, disposição dos vídeos editados e textos. Este website possui recurso em Javascript, que permite a visualização dos vídeos na própria página, em uma janela separada, sem a necessidade de abrir o site do Youtube e sem a utilização do recurso embed. A equipe também trabalhou a otimização do site e o monitoramento de acessos através do Google Analytics.

 

Fotos