O Conjunto Arcangelo Maletta é um edifício localizado no centro de Belo Horizonte, MG. Começou a ser construído em 1959, no lugar do Grande Hotel, demolido em 1957. A arquitetura representa o momento de transição de estilos vivido em sua época de construção, com linhas mais voltadas para o Modernismo devido às características de funcionalidade, como a convivência entre lojas e residências, e o uso de escadas rolantes (as primeiras de BH). Por abrigar muitos bares e repúblicas de estudantes, o edifício é conhecido como um dos pontos de boemia na cidade e já foi apontado até mesmo como “inferninho”.
Vista do Maletta em foto de D3516N3R (16)
São três blocos que, juntos, formam uma construção imponente: mais de 600 salas, 319 apartamentos e 144 lojas e sobrelojas construídos em 88 mil metros quadrados. Concentra o maior número de sebos de Minas Gerais e abriga restaurantes tradicionais, como a Cantina do Lucas, tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural de BH.
Cerca de 3 mil pessoas moram no Maletta. Quatro deles são Esmeralina, Jandira, Afrânio e Joatan.
O conjunto vive, em 2012, a expectativa de tombamento. Um plebiscito será realizado entre os moradores e os recursos recebidos das leis federais, estaduais e municipais seriam utilizados para a manutenção deste cinquentão famoso.
Blog sobre Maletta: maletta.blogspot.com.br
Documentário Arcangelo (Direção: Vivian Britsch / Ideia Original e Produção: Daniel Sellos)
Edifício Maletta (site da Belotur/Prefeitura de Belo Horizonte)