Curso Educação Integral e Integrada

Educação e práticas sociais

Pensar uma educação integral é pensar na formação humana de crianças e de jovens, em conexão com a sociedade mais ampla, mas com laços sociais que sustentem o direito à educação e à proteção social desses sujeitos.

Uma forma de aprofundar um pouco mais esse debate é conhecer, por exemplo, o trabalho do CENPEC - O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. As ações do Cenpec têm como foco a escola pública, os espaços educativos de caráter público e as políticas e iniciativas destinadas ao enfrentamento das desigualdades.

 
 

Seguindo trilhas

1) CENPEC www.cenpec.org.br

O Cenpec - O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 1987. Tem como objetivo o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria da qualidade da educação pública e à participação no aprimoramento da política social.

No site voces poderão conhecer inúmeras experiencias, relatos de projetos e publicações que integram as discussões de educação e ação comunitária.

 
 

 

 
 

Ultrapassando fronteiras

Para ampliar essas reflexões, tendo em vista os ciclos da pré-adolescência e adolescência, sugerimos:

1) A visita aos seguintes sites:

ASSOCIAÇÃO GRÃOS DE LUZ E GRIÔ  

O projeto Grãos de Luz e Griô, localizado na cidade de Lençóis, no parque nacional da Chapada Diamantina (BA), tem como objetivo estabelecer um diálogo entre educação formal e tradição oral, desenvolvendo pesquisas e oficinas artísticas variadas, tendo como eixo central a tradição oral e a cidadania. O projeto envolve crianças, adolescentes e jovens, escolas, comunidade e educadores municipais para a elaboração e vivências de projetos pedagógicos que integram identidade, ciência, arte e tradição oral na proposta curricular das escolas da rede municipal de ensino, para o desenvolvimento de pesquisas e atividades e para a produção de materiais didáticos.

GRUPO CULTURAL ENTREFACE  

O Grupo Cultural Entreface, formado em 2007, é um movimento de jovens que promove, em parceria com escolas, centros culturais e ONGs, de Belo Horizonte e Região Metropolitana, ações de cultura, cidadania e comunicação, tendo como eixo norteador a formação sócio-cultural dos públicos envolvidos. O grupo se propõe a construir novas práticas educativas utilizando os meios de comunicação (produções audiovisual, radiofônica, fotográfica e impressa) para promover o diálogo e a participação comunitária e social.
O Grupo ainda realiza oficinas de comunicação comunitária em escolas públicas e privadas da Grande BH. São oferecidos processos formativos em produção audiovisual, radiofônica, fotográfica, material para web e meios impressos (jornais, boletins, fanzines, dentre outros).

Vale a pena navegar pelos sites para conhecer mais sobre os Projetos.

2) A leitura do seguinte texto:

DAYRELL, Juarez T. JUVENTUDE, GRUPOS CULTURAIS E SOCIABILIDADE. In: XXIV Reunião Brasileira de Antropologia, 2004, Recife. Anais. Recife: ABA – Associação Brasileira de antropologia, p. 102 –102, 2004.

O texto propõe-se a discutir a sociabilidade em grupos culturais juvenis pertencentes a diversas linguagens artísticas, refletindo sobre o peso e o significado que esta adquire nos processos de formação humana desses jovens e as possíveis relações com a educação.

 
 

 

Página 4 de 9 1 2 3 4 5 ... »